4 de jan. de 2010

Alagamar: 10 anos de luta pela terra

Acampamento São Sebastião comemora uma década de existência
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


Há exatos 10 anos, no dia 06 de janeiro de 2000, trabalhadores sem terra do povoado Alagamar, começavam a ocupar escrever uma das mais belas páginas da História da luta pela terra no Brasil. Mobilizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Associação Nacional de Colonização Agrícola) – MST eles ocuparam uma fazenda improdutiva localizada as margens direita da estrada que dá acesso ao povoado. Ali, começaram um dos capítulos da História de Pirambu, que inclui ainda o acampamento do MST (primeira etapa para a criação do assentamento) na Sambaíba, cujo acesso se dá no povoado Bebedouro.

De lá para cá, o Acampamento/Assentamento São Sebastião (a denominação é uma homenagem ao santo padroeiro do povoado Alagamar) tem travado algumas batalhas para garantir a sobrevivência sustentável dos seus integrantes, que se dividem entre a atividade agrícola (plantio de mandioca), de coletores (cultura da mangaba) e o artesanato a base de palha de adicuri (ou ouricuri), confeccionando produtos como chapéus, bocas, tapetes e outros produtos deste insumo oriundo.

Referência Bibliográfica:

Pirambu. Calendário Artístico-Cultural 2004 – Março de 2004.
http://claudomirtavares.blogspot.com/2010/01/calendario-2010.html

:: DICA DO DIA: Não se esqueça das suas responsabilidades ambientais! Antes de imprimir esta página, considere se realmente precisa de uma cópia em papel!

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS