4 de jan. de 2010

Da História da Educação: 38 Anos da Escola “Juarez Lopes Cruz”, em Santa Isabel

Janeiro é o mês de aniversário das escolas municipais dos povoados Santa Isabel, Lagoa Redonda, Aningas, Baixa Grande e Alagamar
Por Claudomir Tavares * | claudomir@infonet.com.br


Localizada no povoado Santa Izabel (também conhecido por Lagoa Grande), distante 28 quilômetros da sede do município, Pirambu, a Escola Municipal Juarez Lopes Cruz, completou no último sábado, 03/01, 38 anos de História. O decreto de criação da escola data de 1972, quando era prefeito de Pirambu o senhor Juarez Lopes Cruz (1971/1973) e sua primeira localização se deu no povoado Alagamar, cujo nome fora transferida para a nova escola construída neste povoado de Santa Isabel na década de 80, na gestão do prefeito Marcos Lopes Cruz (1983/88).

Cortado pela estrada que liga o município de Pirambu a Pacatuba, nos limites entre ambos, a menos de dois quilômetros da Estação Coletora de Robalo (Petrobrás), o povoado é conhecido pela presença da Lagoa de Santa Isabel (ou Lagoa Grande), que dá nome a comunidade e lhe credencia com forte vocação para o turismo. Dalí, várias professoras destacaram-se, pela vontade de crescimento profissional e acadêmico, tendo como exemplo Maria Hortência e Maria Cristina Santos, graduadas em Pedagogia (Faculdade São Luís) e Matemática (FFPP/Fundação Raimundo Marinho). O povoado chegou a eleger um vereador, Juca Nascimento, no ano 2000, não repetindo o feito nas eleições seguintes.

Outras escolas – Outra escola que estará celebrando idade nova é a Ester Ribeiro Dantas, localizada no povoado Lagoa Redonda, que comemora amanhã, 05/01, 35 anos de existência. Na mesma data, a Odete Pereira de Santana, em Maribondo, comemora 30 anos de muitas histórias. Ainda este mês, mais duas escolas estarão de idade nova. São as escolas João Francisco da Silva, do povoado Aningas, que comemora 34 anos e Júlia Cruz Daltro, de Baixa Grande, que fará 36 anos. Na mesma data, a escola XV de Novembro, do povoado Alagamar, celebra seu 37 aniversário. Nas próximas edições, contaremos um pouco da História destas instituições, que serão objetos de estudo da disciplina Sociedade & Cultura no ano letivo 2010 (por isso, não acrescentaremos mais detalhes, para não ‘esgotar’ as fontes).

Homenagens – Celebrar é uma forma de se expressar, pois este portal não tem qualquer informação de qualquer movimentação neste sentido. Mas arriscamos a propor que quando da realização do X Seminário de Educação, a ser realizado no mês de fevereiro, a secretaria municipal de Educação, faça uma justa homenagem a estas escolas, além da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, que comemorou festivamente em 17 de Novembro de 2009, três décadas de existência.

Anteriores:

17/11/2009 – Hoje é dia do Mário Trindade Cruz
16/11/2009 – 30 anos da Escola Mário Trindade
04/11/2998 – Artigo: 30 Anos da Escola Mário Trindade Cruz
_________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor da Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu) e do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá). Licenciado em História pela UFS, com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído / Cursando Especialização) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba), presidente municipal e secretário estadual de parlamentares do Partido Verde e Diretor-Fundador da Tribuna da Praia

Referência Bibliográfica:

Pirambu. Calendário Artístico-Cultural 2004 – Março de 2004.
http://claudomirtavares.blogspot.com/2010/01/calendario-2010.html

:: DICA DO DIA: Não se esqueça das suas responsabilidades ambientais! Antes de imprimir esta página, considere se realmente precisa de uma cópia em papel!

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS