16 de jan. de 2010

...::: FIQUE DE OLHO: 150 anos da visita de D. Pedro II a Pirambu e ao Canal do Pomonga

Imperador Dom Pedro II esteve na foz do rio Japaratuba no dia 16 de janeiro de 1860
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

 
Depois de três semanas sem publicar a Coluna ‘Fique de Olho’, momento em que recarregávamos as baterias para 2010, estamos retornando no dia de hoje e na expectativa de estabelecermos um contato diário com os senhores. Para marcar esta data, vamos publicar o texto “Viagem de S. M, o Imperador ao Canal que deve ligar os rios Pomonga e Japaratuba”, de autoria de Luiz Álvares dos Santos, retirada do livro “Viagem imperial a Província de Sergipe”, evento ocorrido em 16 de janeiro de 1860, há exatos 150 anos. A data está passando em branco pelas “vigilantes” administrações municipais de Pirambu e Barra dos Coqueiros, mas nunca por este portal, cujo compromisso com a memória e história de Sergipe é sua marca triunfal.

VIAGEM DE S. M. O IMPERADOR AO CANAL QUE DEVE LIGAR OS RIOS POMONGA E JAPARATUBA

Há na Província de Sergipe um Vale de excessiva fertilidade, a que está ligada a origem da riqueza futura da Província. São as ubérrimas planícies do Japaratuba. Abrir a navegação desde este vale até a barra do Cotinguiba é um serviço de espantoso alcance para esta Província. É esta a obra que tem sido empreendida, e continuada por duas Administrações, que tem feito grandes serviços à Província de Sergipe. Foi a Administração do finado Dr. João Dabnei de Avelar Brotero, atual do Exm. Sr. Dr. Manuel da Cunha Galvão (1).
Temos diante dos olhos a planta desta obra utilíssima, sob o titulo –“Projeto de um canal de navegação entre o Rio Japaratuba, e o Rio Pomonga, estudo sob a direção do Exm. Sr. Dr. Manuel da Cunha Galvão, Presidente da Província, pelo Engenheiro Civil Euzébio Stevaux”. (2)
É um precioso trabalho este.
Aquela obra importantíssima não podia deixar de merecer a atenção de S. M. o Imperador durante sua estada em Sergipe. Zeloso como é S. M. por tudo que diz respeito aos melhoramentos do País, procura sempre a ocasião de por si mesmo estuda-los, examinando minuciosamente o que a eles é concernente.
No dia 16 de Janeiro, apesar de ter chegado de Laranjeiras a 1 hora da madrugada, à s 5 horas da manhã estava S. M. de pé para ir visitar o canal do Pomonga e Japaratuba.
Às 6 horas da manhã saiu o Imperador do Paço, acompanhado de toda sua comitiva, menos o Sr. Vereador Pedreira, e o Sr. Mordomo Melo, que ficaram no Paço ao serviço de S. M. a Imperatriz, e o Sr. Cônego Melo, que ficou ao lado do Sr. Dionísio Feijó, que se achava muito doente. Além da comitiva, acompanham a S. M. o Sr. Presidente da Província, o Sr. Chefe de Policia, e muitos outros Cavalheiros, e entre os quais os dois Engenheiros ao serviço da Província. Às 6 horas da manhã embarca para a barra dos coqueiros, donde tinha de ir por terra examinar os lugares por onde passaria o canal.
O embarque no Aracajú, e o desembarque na barra dos Coqueiros foi acompanhado das cerimônias do estilo. Da barra dos Coqueiros segue S. M. para o Porto-grande, lugar que fica à margem do Japaratuba. Daí vai até a barra do Japaratuba, onde chegou as 9 horas da manhã. Examinou minuciosamente este lugar, fazendo algumas perguntas sobre a profundidade do rio neste lugar, e o embaraços que existem na saída da barra. Dali voltou para o Porto-grande, onde almoçou em casa do Sr. Góes. Neste lugar ouviu S. M. os pobres, e as pessoas que o procuravam para ter a honra de beijar-lhe a mão. Aí foram recitadas estas palavras:

“SENHOR. –retumbando em nossos peitos harmoniosos cânticos de louvor em Ação de Graças ao Altíssimo que revelou a imperial visita dos Anjos Tutelares do Brasil às Províncias do Norte, entre as quais tocou por sorte ter a honra de ser agraciada a de Sergipe de que somos natos; e faltando-nos os necessários meios de podermos exprimir nosso pensamento do Solene Ato de Beneficência praticado por Vossas Majestades Imperiais, que solícitos em promover o bem à seus Vassalos, não hesitarão entregarem-se aos incômodos de uma viagem, felizmente passando hoje neste porto, valemo-nos da débil pena com que apenas assinamos nossos pobres nomes, para manifestar a Vossas Majestades Imperiais, quanto submissos somos aos degraus excelso Trono, e quanto desejo temos hoje mais que nunca de possuirmos bens de fortuna considerável que nos coadjuvassem a apresentar neste encontro memorável um aparatoso ato de memória digno de apreço em saudação e louvor de Vossa Majestade Imperial., da Soberana Imperatriz cândida Mãe do Brasil, dos Augustos Príncipes Preciosos Frutos desse Imperial Consorcio, que igualmente felicitamos, e por quem rogamos, a Vossas Majestades Imperiais, queiram aceitar o cordial afeto nascido dos nossos corações todos os brasileiros, todos amantes de seu Ínclito Monarca, e de toda Prole Imperial, a quem Deus guarde por séculos infinitos.
Senhor, se as opulentas Cidades, Vilas e Povoações apresentaram aquela grandeza própria em festejo das Magnânimas Pessoas de Vossas Majestades Imperiais, que vos pode Senhor, oferecer uma terra isolada, uma malfadada Freguesia despojada de seus antigos foros como o Socorro!
Ah! Senhor, os seus habitantes apresentam muito mais em adesão e respeito a Vossas Majestades Imperiais; sua humildade e seu próprio sangue, seus firmes corações que é mais que tudo, não tem mais que ofertarem, dão quanto podem: Aceitai Senhor, Aceitai.
Porto-grande do Socorro 15 de Janeiro de 1860. –“José Felipe de Araújo Pinto, por si seus parentes e amigos.”.

Às 11 ½ horas (3) embarcou S. M. na galeota, acompanhado do Sr. Engenheiro Pirro, que levava a planta do Pomonga e Japaratuba, e o projeto de canalização feito pelo Sr. Stevaux, de que acima damos noticia.
Na galeota percorreu S. M. todo o canal existente entre o Pomonga e Japaratuba, fazendo minuciosas reflexões a respeito da direção deste canal, e comparando-a com a do outro projetado. Já no Pomonga, no lugar denominado Angelim entrou S. M. no Pirajá, para onde se passou com a sua comitiva, dirigindo–se ao Aracajú, onde desembarcou as 6 horas da tarde.
Ao desembarcar foi recebido pela comissão do Aracaju, e por grande numero de Cidadãos que afluíam a saudar S. M. no meio de vivas.
Foi uma das viagens mais incômodas para o Imperador. Possa a visita imperial a estes lugares servir de incentivo aos representantes da Província para empenharem seus esforços a fim de darem todo o adiantamento a esta obra, fazendo convergir para ela os recursos da Província de Sergipe. (4)
Fonte imensa de riqueza, esta obra pagará no futuro com usura todas as despesas que por hora são de urgente necessidade para levar a efeito o novo plano de canalização entre o rio Pomonga e Japaratuba.

Bibliografia
SANTOS, Luiz Álvares do. Viagem Imperial a Província de Sergipe. 2ª Ed. Revisada e Anotada. (Introdução e notas de Luiz Antônio Barreto). Aracaju: Degrase, 2005. pp 163-206. (No Prelo)

Notas:
(1) Matemático, presidiu Sergipe de 7 de março de1859 a 15 de agosto de1860
(2) Um dos engenheiros contratados pela Província, fez a planta do Canal do Pomonga
(3) 11:15h
(4) Havia um plano para ligar os ritos sergipanos, do São Francisco ao Real, através de canais.

:: PESCADORES RETORNAM AO MAR

Após ficarem 45 dias sem poder pescar camarão, os pescadores do estado irão retornar às atividades na manhã deste sábado, 16. O período de defeso terminou à meia-noite de sexta-feira, 15, e só retornará no dia 1º de abril de 2010. Apesar dos preparativos para a pesca já estarem prontos, os pescadores reclamam que nessa época do ano a quantidade de camarão é pouca. “No verão, nós não conseguimos pescar mais do que 1,5 tonelada. No inverno as coisas são bem melhores, em dias bons chegamos a pescar três toneladas”, conta o pescador Reginaldo Santos.

:: COMEÇOU A FESTA DAS CABACINHAS

Teve início na noite de ontem, 15, uma das mais tradicionais festas populares de Sergipe. Na cidade de Japaratuba a Festa das Cabacinhas (extensão do janeiro festivo que iniciou com a Festa de Santos Reis, de 07 a 10, prosseguiu com o IX Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, de 10 a 14 e chega a Festa das Cabacinhas, de 15 a 17). Subiram ao palco armado na Praça de Eventos Max e Lucas, Netinho, Aviões do Forró e Levy Viana. Na programação de hoje teremos dentro de instantes o Bloco Loucos da Missão (09h), Arrastão com Marreta You Planeta (15h), Gatinha Manhosa (21h), Márcia Freire (23h), Edu e Maraial (01h) e fechando a noite, Edson Gomes (03h). A programação do domingo, 17, começa as 09 horas com o Bloco das Dondocas. Em seguida teremos um Arrastão com Cid Natureza (13h) e outro com com Harmonia do Samba (16h). A festa prossegue a noite com Dois Ciganos (20h), Calcinha Preta (22h), encerrando com Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha (00h).

:: FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

A Tribuna da Praia divulga a partir desta segunda a programação religiosa, cultural e social da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que transforma a cidade de Propriá no período de 24 a 31 de janeiro de 2010 na capital do Baixo São Francisco. A festa do Bom Jesus marca em Sergipe o encerramento do Ciclo Natalino, que teve início com as celebrações do nascimento do Menino Jesus, passando pelas festas de Santos Reis, culminando com as procissões fluviais que acontecem em Aracaju e várias cidades localizadas as margens de rios, entre as quais aquelas localizadas na calha do São Francisco, como é o caso de Gararu, Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Propriá.

:: SANTANA DO SÃO FRANCISCO REALIZA 2ª ENCONTRO CULTURAL

Tendo como tema ‘Esporte, Folclore, Cultura e Artesanato’, a prefeitura municipal de Santana do São Francisco realiza desde a última quarta-feira, 13, o 2º Encontro Cultural daquela cidade. Da programação, apresentação de grupos folclóricos, shows e muitas atividades esportivas, como competições de barco, ciclismo e atletismo, encerrando com a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes pelo leito sagrado do rio São Francisco. O visitante, além de participar da programação, terá contato com um dos melhores artesanatos de Sergipe produzido às margens do belo rio São Francisco. Para o prefeito Ricardo Roriz, incentivar a cultura popular de uma comunidade é garantir que sua história se perpetue ao longo dos séculos. "Foi com esse objetivo, que a administração municipal criou, em 2009, o Encontro Cultural de Santana do São Francisco que, este ano, segue em sua segunda edição", explica. De acordo com ele, durante os cinco dias, a cidade, popularmente conhecida como Carrapicho, será um grande palco a céu aberto do que há de mais tradicional não só da cultura local, "mas das manifestações do Baixo São Francisco, uma região rica em história e sentimentos contados através da arte'. Para realizar a festa, a prefeitura contou com os patrocínios do Governo do Estado, Banese e Ministério do Turismo, A programação completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco: http://www.santanadosaofrancisco.se.gov.br

:: MELHORES DO ANO 2009

O nosso Site Oficial (http://www.claudomir.com.br) realizou em parceria com o Portal Tribuna da Praia a escolha dos Melhores do Ano 2009 em Pirambu. Nas últimas duas semanas já foram divulgados os escolhidos nas seguintes nomes: vereador Antônio Ferreira (POLÍTICA), a bióloga Dayse Rocha (CULTURA), o promotor de justiça Nilzir Soares (CIDADANIA), o padre Jideilton Lima (RELIGIÃO), o advogado Gilvan Souza (EMPRESÁRIO) e o guia turístico Daniel Machado (TURISMO). Nos próximos dias divulgaremos os nomes escolhidos nas categorias MEIO AMBIENTE, ESPORTE, MOVIMENTOS POPULARES e SOCIAIS.

:: ÔNIBUS NOVOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

O governador Marcelo Déda e o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, farão nesta segunda-feira, 18, a entrega oficial de 75 ônibus escolares que serão doados às prefeituras de todos os municípios sergipanos, entre os quais Pirambu, Japaratuba e Propriá. Com um investimento de R$ 15,225 milhões, o Governo de Sergipe irá beneficiar os alunos da rede pública com um transporte escolar moderno e seguro. A cerimônia de entrega acontecerá a partir das 8h no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe.

:: POSSE NO CBH-JAPARATUBA 1

Depois de prevista para 17 de dezembro e adiada para uma data posterior, está marcada para acontecer na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, a posse dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, eleitos em Plenárias por segmentos (Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de Água) realizada no dia 04 de novembro, na AABB da cidade de Capela. A posse dos novos membros acontece no auditório do CDL de Nossa Senhora das Dores, a partir das 09 horas. Instituído pelo Decreto Estadual de nº. 24.650 de 30 de Agosto de 2007, o CBHJ teve sua primeira composição eleita nas plenárias realizadas no mês de abril daquele ano, nas cidades de Capela (Poder Público), Nossa Senhora das Dores (Sociedade Civil) e Japaratuba (Usuários de Água).

:: POSSE NO CBH-JAPARATUBA 2

A posse aconteceu em uma Plenária realizada em 11 de junho na Câmara Municipal de Japaratuba. O primeiro presidente do CBHJ foi o então secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Japaratuba, André Maciel, que ao renunciar, fora substituído pelo professor Claudomir Tavares desde 15 de outubro de 2008. O município de Pirambu passa de dois representantes (Câmara Municipal e Colônia de Pescadores), para três, com a inclusão da Prefeitura Municipal. Além disso, a Colônia, que antes era representada por um membro titular, agora passa a ter um titular e um suplente. A cidade de Japaratuba, que antes era representada por quatro instituições (prefeitura, Um Lugar ao Sol, Coojardim e Associação dos Aquicultores de Sergipe), definha e agora tem a Associação Comunitária de Jovens e Adultos dos povoados Sapucaia, Porteiras e Moitas e a Cooperativa Mista e de Colonização Jardim, ambas com representantes titulares e suplentes.

:: ESTUDANTES COMEMORA APROVAÇÃO NO VESTIBULAR 2010 DA UFS

Emoção e muita comemoração na tarde desta sexta-feira, 15, com o resultado do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O resultado que foi divulgado pelo coordenador do concurso vestibular, Manoel Leite Torres, apresentou grande expectativa por parte de professores, pais e vestibulandos. O resultado também foi acompanhado pelo Secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, que expressou o orgulho pela aprovação dos estudantes. “Estamos felizes pela aprovação dos estudantes, isso é resultado dos investimentos que estão sendo feitos com o pagamento da taxa do vestibular, revisões e simulados. A rede estadual está aprendendo a cuidar cada vez mais dos seus alunos, porque isso se fosse um aluno aprovado, estaríamos comemorando da mesma fora”, diz José Fernandes. O vestibular da UFS teve participação de 47 mil alunos e foi lembrado pelo Reitor Josué Modesto como o maior vestibular da Universidade. “Em 2009 acreditávamos que era o maior vestibular e este ano superamos. Espero que em 2011 também possamos superar a expectativa. Quero aproveitar para agradecer as 3 mil pessoas que trabalharam bastante no vestibular”, agradece Josué Modesto.

:: AMARAL LEMOS COMEMORA APROVAÇÃO DE ALUNOS E EX-ALUNOS

A rede pública estadual foi beneficiada pela rede de quotas que estabelece metade das vagas da UFS para aqueles pertencentes a esta, incluindo aí, remanescentes quilombolas, indígenas e portadores de deficiências. Aqui em Pirambu, o Colégio Estadual “JOSÉ AMARAL LEMOS” bate todos os seus próprios recordes anteriores e aprova cinco alunos e três ex-alunos no Vestibular 2010, sendo sete deles na UFS e três na UNIT. A relação completa informada através de e-mail encaminhado pela professora Tereza Cariri, diretora da instituição. Confira os nomes: A – Alunos: I – Engenharia de Pesca/UFS (Bárbara Suila, Kátia Regina e Kalika Aquino), II – Engenharia Agrícola/UFS (Catiane Andrade) e III – Serviço Social/UNIT (Daiane Dantas). B – Ex-alunos: I - Filosofia/UFS (David Oliveira), II - Matemática/UFS (Jeferson Ferreira), III – Educação Física/UFS (Jadson Moraes). Indispensável dizer que Tereza Cariri está grata pela sua contribuição e sendo parte do sucesso, está tão feliz que seu sorriso estende-se de uma orelha a outra. Parabéns meninos e meninas. Pirambu conta com vocês e jubila-se com suas famílias. O coordenador do concurso vestibular, professor Manoel Leite Torres, lembra que após a aprovação é importante não perder o prazo para a matrícula. “A matrícula acontece de 1º a 4º de fevereiro, então é importante ficar atento para não perder o prazo da matrícula, juntamente com todos os documentos. Caso haja desistência, estamos divulgando o resultado dos excedentes”, lembra Manoel Leite.

:: LOUCOS DA MISSÃO INVADEM JAPARATUBA

O bloco mais irreverente e de forte apelo cultural ‘Loucos da Missão’ SAE as ruas de Japaratuba logo mais a partir das 13 horas (e não 09 como consta da programação). O ponto de encontro será na Esquina de Marambaia (próximo ao Colégio de Dona) e terá animação da banda “Desmundo” e o Trio Ospal. O bloco segue pelas principais ruas da cidade até a Mirinduba (próximo a saída para Piorambu). O Bloco será fechado e com segurança. Dentro da corda a cerveja vai custar R$ 0,50 (acredite se quiser, CINQUENTA CENTAVOS).

:: PREFEITOS ALMOÇAM COM DÉDA

Cinco dias após retomar as atividades do executivo estadual, o governador Marcelo Déda fez questão de promover um encontro com os prefeitos dos 75 municípios sergipanos. Na ocasião em que 69 prefeitos (entre eles o de Pirambu e o de Propriá, respectivamente José Nilton de Souza e Paulo Ayres de Freitas Britto) estiveram presentes, o governador agradeceu o apoio de todos durante a sua recuperação e destacou alguns investimentos do Estado. O encontro aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 15, no Palácio de Veraneio.

:: JAPARATUBA VALORIZANDO A CULTURA POPULAR DE PIRAMBU

Pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura municipal de Japaratuba investiu na valorização da cultura de Pirambu, ao incluir na programação do IX Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário os grupos folclóricos Reisado de Maribondo (10 e 14/01), Ilariô da Tartaruga (10/01), Loucuras do Forró (12/01), Ilariô de Pirambu (13/01) e Hip-Hop Irmãos Unidos (14/01). Na gestão do padre prefeito Gerard Olivier, havia uma aversão as potencialidades culturais de Pirambu.

:: MURAL DE RECADOS:

“A comparação entre as notas atribuídas a Margarida Mendonça, que ao obter 31% foi escolhida a melhor secretária de Educação da História de Pirambu e o 00% a atual secretária Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, considerada a pior titular da pasta na nossa História, já está sendo comparada como a fábula "A bela e a fera". E aí não vai nenhuma alusão as suas aparências físicas, o menos importante em uma avaliação, mas em suas ações como secretárias de Educação.” (Carlos Antônio)

:: CARTA DO (A) LEITOR: DAYSE ROCHA (RS)

“Querido e Admirado Professor Claudomir!!

Fui surpreendida na SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do RS) na sexta-feira (07/10) por uma mensagem que você havia enviado para a DUC (Divisão de Unidades de Conservação) fiquei sem jeito e ao mesmo tempo emocionada pois não estava esperando e como está muito difícil a comunicação virtual tenho olhado muito pouco meus emails para não dizer quase nunca e sempre muito rápido.

Fiquei muito feliz pela indicação e saibam que Pirambu esta marcado em meu coração para sempre, é impossível não lembrar de tudo aí: Pessoas, Vidas, Bichos, Tartaruga, Folclore, Culturarte, Lariô, Reisado, Ilariô, Forró, Quadrilhas, Dança, Cordel, Hip Hop, Rock, Salsugem, Praia, Surf, Lagoas, Tribuna da Praia, Canal, o Guaimum da melhor comida da região: o Bar do Nem no Canal, Dunas, ReBio, Lagoa Redonda, Titaras, os Afilhados de fogueira, os Afilhados de batismo, o peixe com cuscuz, a melhor farinha do Brasil, o tempero, a muqueca de camarão, o beiju e o pé de moleque de Missiinha, os bolos de Tia Fausta, as 4 bocas de Cissinho, a boate do reboco, o Clubinho, a música de Tânia Biriba, os Voluntários queridos, a dupla dinâmica Jó e Carlinhos, o futuro Geógrafo Thiagony, o lendário Daniel San, a Super Martinha, o Quarteto fantástico que faz a diferença em Pirambu: Tereza Cariri, Carminha, Claudomir e Agnaldo; os professores "ligados"; os movimentos o Rio Japaratuba, o Manguezal, o Tamar, Feira, o Porto, a Boca da Barra, o Tubarão da Praia do Acordes sobre as Ondas, o Beira Rio palco de tantas emoções.. Tantas coisas boas que só em Pirambu tem!!!

Agradeço por passar por aí 17 anos, por ser acolhida por uns e repudiada por outros, mas na vida é assim, se não não tem graça, não é verdade? Então para me representar no dia 10/02 (dia também do aniversário do meu Pai que se foi há quase 19 anos) eu indico quatro pessoas todas ao mesmo tempo: Martinha, Jó, Carlinhos e Thiagony.”

:: 2350 ACESSOS EM AGOSTO DE 2004

A Tribuna da Praia foi acessadas por 2350 internautas no mês de setembro de 2004, cinco meses depois de colocá-la no ar, uma média de 78,3/dia, contra os 54,8/dia do mês anterior. Somados os 44o1 de abril, maio, junho, julho e agosto, atingimos um total de 6751. Atualmente a nossa freqüência diária oscila entre 3 a 5 mil acessos, dados atualizados após a informação da mensal de outubro, novembro e dezembro de 2009, que constatou 3741 acessos/dia. Nas próximas edições, informaremos a freqüência nos meses seguintes.

:: FRASE DO DIA:

"Libertar milhões da ignorância equivale a uma segunda abolição da escravatura." (Dom Távora)

:: Anteriores:

23/12/2009 – PT não tem moral para punir Vado de Gago
03/12/2009 – Projetos polêmicos dominam os debates na Câmara de Pirambu
19/11/2009 – Eleições definem futuro do PT em Pirambu no próximo domingo
15/11/2009 – Toinho de Jurandi eleito presidente do Ilariô de Pirambu
14/11/2009 – Eleitos os novos membros do Comitê do Rio Japaratuba
11/11/2009 – Professores aceitam reduzir Regência de Classe de 40 para 16%
10/11/2009 – Santa Cruz sagra-se Campeão Amador de Futebol em Pirambu
02/11/2009 – Rogério Carvalho? Nem com reza braba!
27/10/2009 – 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Baixo São Francisco
23/10/2009 – Professores de Pirambu entram em greve por tempo indeterminado
19/10/2009 – Paulo Britto pode renunciar e Zé Américo assumir prefeitura de Propriá
16/10/2009 – Príncipe Imperial do Brasil visita cidade de Propriá neste sábado
11/10/2009 – Vereador Aelson Santos preocupado com falta de apoio as ações da UNIT
09/10/2009 – Papagaio come milho, periquito leva a fama
05/10/2009 – Carlos Amaral renuncia supersecretaria
02/10/2009 – Juci Santana – eficiência, competência e dinamismo a frente da SEFIN ...
___________________________________
* A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS