17 de jan. de 2010

..::: FIQUE DE OLHO: Povoado Alagamar: Cultura e Tradição

Segundo os moradores mais antigos o nome de Alagamar foi originado da junção das palavras ALAGADOS + MAR = ALAGAMAR (José Fábio dos Santos)

Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br



No dia de hoje, a coluna publica um artigo escrito pelo estudante José Fábio dos Santos, que em 2009 concluiu a 8ª Série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, da cidade de Pirambu. O trabalho foi apresentado a disciplina Sociedade & Cultura, por nós ministrada naquela instituição e foi publicado em nosso Site Oficial em 09/01 e neste Portal em 11/01. Pela importância do tema e pelo alcance cultural do trabalho, além do período em que se realiza a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade, estamos publicando nesta edição:

1. Localização:

O povoado Alagamar está localizado às margens do rio Brito (afluente do rio São Francisco), há aproximadamente 35 KM da sede do município de Pirambu (via sem pavimentação asfáltica), limitando-se com os municípios de Pacatuba e Japoatã. Segundo os moradores, as terras que compreende a região de Alagamar foram compradas pela Cooperativa Jardim, coordenada pelo Pe Geraldo Olivier, loteadas e doadas para a população local. A comunidade vive num arruado calçado a paralepípedo que tem um formato oval, dispondo de energia elétrica, uma escola de Ensino Fundamental, um pequeno comércio de secos e molhados, três praças, um centro comunitário, um campo de pelada, telefone público e um posto de saúde (funcionando precariamente).

2. Origem do nome

Segundo os moradores mais antigos o nome de Alagamar foi originado da junção das palavras ALAGADOS + MAR = ALAGAMAR, pelo fato do povoado estar localizado num vale alagado que visto do alto tem a aparência de um mar durante o inverno.

3. População

Povo mestiço com forte influência da cor negra (suspeita que são remanescentes dos antigos povos quilombolas), de maioria católica. Na praça principal do Povoado Alagamar encontra-se a igreja matriz tendo como guardião o padroeiro São Sebastião, festejado no mês de janeiro.

4. Cultura e Tradição

Os moradores contam que o povoado tem mais de 150 anos, que remonta os tempos dos engenhos de açúcar próximos a atual Usina Santana na região do Povoado Badajós. Confirmam ainda que era comum a chegada de navios de pequeno porte no porto de Alagamar (antigo trapiche como é conhecido pela população), repletos de mercadorias e pessoas - o que confirma que o rio Brito era navegável e que dava acesso ao rio São Francisco.

Conta os moradores que a comunidade de Alagamar festejava as fartas colheitas ao som de muito samba de bate coxa, e que ao longo dos anos tal tradição foi praticamente extinta, ficando só na memória das pessoas mais idosas como Dona Teodora que tem mais de um século de vida. Outra característica da cultura de Alagamar é a tradição do zabumba e dos leilões durante as festas dos padroeiros. Também resiste ao tempo a quadrilha junina Flor da Ilha.

5. Atividades econômicas

A população local é bem organizada (associações, cooperativas) o que favorece a aquisição de equipamentos agrícolas junto às agências financeiras da região. Predomina a pecuária e a agricultura de subsistência. Como complemento da renda familiar, a comunidade de Alagamar produz artesanato (herança dos antepassados) de palha de ouricuri (planta nativa), o qual se tornou destaque nacional com a confecção de chapéus, bolsa e tapetes. Atualmente, com o apoio do SEBRAE/SE e da prefeitura, as mulheres de Alagamar estão produzindo geléias e bombons recheados com mangaba, planta nativa da região, exportando a produção até para outros estados do Brasil.

:: IVANDO COSTA ASSINA ORDEM DE SERVIÇOS

O prefeito de Santo Amaro das Brotas, José Ivaldo Costa (DEM), assinou neste final de semana, quando se realiza a Festa do padroeiro, ordem de serviço para a calçamento a paralepípedo dos povoados Curral do Meio, Flecheiras e Boa Fé, distantes da sede do município 19, 20 e 21 km respectivamente. Já não era sem tempo!

:: ALAGAMAR: 10 ANOS DE LUTA PELA TERRA

Há 10 anos, no dia 06 de janeiro de 2000, trabalhadores sem terra do povoado Alagamar, começavam a ocupar escrever uma das mais belas páginas da História da luta pela terra no Brasil. Mobilizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Associação Nacional de Colonização Agrícola) – MST eles ocuparam uma fazenda improdutiva localizada as margens direita da estrada que dá acesso ao povoado. Ali, começaram um dos capítulos da História de Pirambu, que inclui ainda o acampamento do MST (primeira etapa para a criação do assentamento) na Sambaíba, cujo acesso se dá no povoado Bebedouro. De lá para cá, o Acampamento/Assentamento São Sebastião (a denominação é uma homenagem ao santo padroeiro do povoado Alagamar) tem travado algumas batalhas para garantir a sobrevivência sustentável dos seus integrantes, que se dividem entre a atividade agrícola (plantio de mandioca), de coletores (cultura da mangaba) e o artesanato a base de palha de adicuri (ou ouricuri), confeccionando produtos como chapéus, bocas, tapetes e outros produtos deste insumo oriundo.

:: FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

A tradição de realizar a Festa do Bom Jesus dos Navegantes não passou em branco este ano em Pirambu. No dia 1º de janeiro os fiéis e a comunidade católica do povoado Maribondo realizou a procissão fluvial no leito do rio Japaratuba, enquanto no dia 02, no mesmo rio, a procissão aconteceu na sede do município. As procissões em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes em Pirambu marca o início do Calendário Religioso, que ainda inclui a Festa de São Sebastião (Alagamar), Nossa Senhora de Lourdes (Pirambu), Santa Rita de Cássia (Bebedouro), Santa Izabel da Hungria (Aningas), Santa Izabel de Zacarias (Santa Izabel), Santo Antônio (Lagoa Redonda e Baixa Grande), São João Batista (Maribondo), Nossa Senhora Rainha da Paz (Água Boa) e Nossa Senhora da Conceição (Aguilhadas).

:: ADVENTISTAS COMEMORARAM NOVE ANOS EM PIRAMBU 1

A Igreja Adventista do 7º Dia é uma das mais sólidas instituições religiosas em nossa comunidade. Suas primeiras pregações em Pirambu datam do ano 1993, em uma residência da Rua Antônio Torres, no Centro da Cidade, tendo como pioneira a irmã Ana. Dalí, os adventistas migraram para uma residência localizada na Rua Vereador Evaldo de Carvalho, no Loteamento Lourival Bonfim. Depois de adquirir um terreno na Rua Mário Trindade Cruz, 123, em frente à Fundação SESP (atual Posto de Saúde), começou a arrecadação de ‘grão-em-grão’ dos recursos que fariam edificar no mês de dezembro de 2000 o Templo dos Adventistas em nosso município. Os adventistas são pragmáticos, como quem sabe que ‘mingau quente se come pelas beiradas’, e data oficialmente a criação da Igreja o advento de seu Templo em 30 de Dezembro de 2000, há nove anos, apesar de terem consciência de que sua obra já está edificada há dezesseis anos em nossa cidade.

:: ADVENTISTAS COMEMORARAM NOVE ANOS EM PIRAMBU 2

Seus primeiros anciãos (líderes da igreja) foram os irmãos Adelvan de Andrade e Everaldo dos Santos Silva, hoje líder do Templo erguido no povoado Aguilhadas, há três anos. Para comemorar os nove anos, eles realizaram uma Celebração Especial na noite de 27 de dezembro de 2009, contando com as presenças do convidados especiais. Conduzida brilhantemente pelo Irmão Adelvan de Andrade, auxiliado pelo Irmão José de Almeida (líder da Igreja do povoado São José), a Igreja Adventista do 7º Dia nasceu, cresceu e se consolidou como uma das mais representativas instituições religiosas em nosso município, irradiando-se para o povoado Aguilhadas, onde há três anos inauguraram também um Templo, localizado na estrada que leva a Areinhas. Aqui em Pirambu são realizados cultos as quartas-feiras (19:30h), sábados (09:00h) e domingos (19:30h). Compareça, venha compartilhar estes momentos de fé, onde a razão é fonte mediadora.

:: KENNEDY TAVARES, SURFISTA DA TRIBUNA DA PRAIA 1

Kennedy Tavares, 07 anos, é um dos mais proeminentes surfistas de Pirambu. Aos quatro anos de idade ele dava ‘os primeiros passos’ sobre a prancha. Passos é uma forma de expressão, pois naquela época ele apoiava a barriga sobre este equipamento que foi uma paixão a primeira onda. Filho de Claudeci Tavares da Silva (Bebel) e de Gilvan Dias Santos (Gil), Kennedy Tavares dos Santos é desde 12 de abril de 2009 a mais nova aposta da Tribuna da Praia, que até 2007 patrocinava Davi Teles, que já brilha há algum tempo no surf sergipano e nordestino. Pela nova política de apoio ao surf, que se confunde com a própria trajetória da Tribuna da Praia, fizemos opção por um iniciante, e a escolha de Kennedy deu-se por alguns motivos: pela sua abnegação, pela forma responsável com que encara o esporte que mais cresce em nossa cidade, pelas observações efetivadas pelo seu treinador a época Givaldo dos Santos (GGK) e claro, é nosso sobrinho, o que por si só justificaria nossa preferência. Mas o apoio da Tribuna da Praia deu-se apenas no campo do incentivo, pois financeiramente isso nunca foi possível. Mas o apoio financeiro veio dos seus pai-trocínios, que como prêmio pela sua brilhante aprovação com louvores da 2ª para a 3ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, lhe presentearam com uma bela prancha. Kennedy dorme abraçado com ela, e quando acordado, cai na água na busca da melhor onda.

:: KENNEDY TAVARES, SURFISTA DA TRIBUNA DA PRAIA 2

Seu grande incentivador foi o shapper e professor de surf, Givaldo dos Santos, o GGK. Dentro do projeto ‘Abrindo Espaços’, ele iniciou em 2007/2008 uma nova etapa em sua vida. “Acreditamos que, mantidas as projeções e a preparação, Kennedy evoluirá para campeão sergipano dentro de um prazo de seis anos”, projetou GGK. De nossa parte não vamos cobrar resultados, mas apenas empenho do nosso atleta, ao qual depositamos toda nossa confiança e humilde apoio, para tornar não o melhor surfista, mais o melhor que ele puder ser dentro do surf e de sua vida, já pontuada pelo sucesso.

Kennedy tem em seu irmãos, Francisco Tavares dos Santos um de seus mais próximos incentivadores. É ele que, dentro de suas possibilidades, tem lhe conduzido para a praia, levando-o a romper as ondas e colocando em ponto de partida. Indispensável dizer que após dezenas de ondas pegas, chega a sua vez de praticar o surf, que é uma paixão de toda a família. Também Erick Tavares, seu irmão do meio, tem lhe conduzido, ainda que com menor freqüência, a praia de Pirambu para a prática do surf. Quando estão livres da labuta diária, seus pais lhes acompanham ao seu hobby que um dia pretende ser profissão.

:: DIA DA BÍBLIA LEVOU POVO DE DEUS AS RUAS DE PIRAMBU 1

Aconteceu na tarde noite de 26 de dezembro de 2009, mais uma edição do Dia da Bíblia em Pirambu. Pelo oitavo ano consecutivo, evangélicos das igrejas Batista, Evangelho Quadrangular, Brasil Para Cristo, Cristã Evangélica, representados pelos seus pastores e líderes Jozivaldo Rocha, Geraldo Gerreira, Núzia Moura e Adriana Silva respectivamente, além de irmãos das igrejas Assembléia de Deus e Adventistas do 7º Dia marcharam em uma caminhada profética pelas ruas de Pirambu, culminando com celebração na Praça da Bíblia. A concentração teve início as 16 horas, onde dezenas de evangélicos já se faziam presente na entrada da cidade. Às 17 horas, conduzidos pelo Trio Demolidor (Nossa Senhora do Socorro), já eram centenas de fiéis que se preparavam para a caminhada, que só teve início às 18h20min. Enquanto se preparava a estrutura para a marcha, apresentações musicais com o Ministério de Música da Igreja do Evangelho Quadrangular, aquecia o público que se postava na Rua Mário Trindade Cruz, ocupando calçadas e Portal da Cidade.

:: DIA DA BÍBLIA LEVOU POVO DE DEUS AS RUAS DE PIRAMBU 2

A primeira grande atração a se apresentar neste local foi a cantora Débora Cristiano, que levantou a todos com a canção ‘Foi por Amor’. Com o play back de fundo e sua voz encantando, ela apresentou uma seleção de quatro músicas gospels, todas elas de domínio popular. Seguiu-se com a apresentação do Ministério de Música da Igreja Cristã Evangélica, prejudicada pela má equalização do som, que mais tarde seria reparado, momento em que coincidia com a passagem do som para a banda da grande atração musical que subiria ao trio em seguida, Vany Lage. Como que combinado, a chuva deu uma trégua, tempo necessário para a caminhada até o final das comemorações alusivas ao Dia da Bíblia. Segundo o pastor Jozivaldo Rocha, da Igreja Batista, “este ano não foi possível realizar o Dia da Bíblia no terceiro sábado do mês de dezembro, e assim, fomos surpreendidos pela chuva (...), mas como eu fui criado na roça, a chuva sempre foi um prenúncio de boas novas, e é isso que vislumbramos”, esclareceu.

:: DIA DA BÍBLIA LEVOU POVO DE DEUS AS RUAS DE PIRAMBU 3

A caminhada que teve os pastores Josivaldo Rocha (Igreja Batista), Geraldo Ferreira (Igreja do Evangelho Quadrangular) e as missionárias Núzia Moura (Igreja Brasil para Cristo) e Adriana Silva (Igreja Cristã Evangélica) conduzindo os fiéis ligados as suas congregações religiosas, foi conduzido pela voz encantadora da cantora Vany Lage, ex-vocalista de uma banda de Forró e que já há alguns anos enveredou pela música gospel. Acompanhada pela sua banda, a cantora ‘arrastou’ os evangélicos pelas ruas, praças de Pirambu, culminando na Praça da Bíblia, onde aconteceu o ato final. “Este evento aconteceu graças ao apoio dado pela prefeitura municipal de Pirambu, da sua secretaria municipal de Cultura e com a integração das igrejas evangélicas de Pirambu aqui representadas”, pontuou o pastor Geraldo, da Igreja do Evangelho Quadrangular, e este ano, o coordenador geral da organização do Dia da Bíblia em Pirambu. Além das igrejas citadas, estiveram presentes representações da Igreja do Evangelho Quadrangular de Carmópolis e Japaratuba, da Igreja Batista da Fé de Japaratuba e Congregação Batista dos povoados Baixa Grande e Lagoa Redonda.

:: DIA DA BÍBLIA LEVOU POVO DE DEUS AS RUAS DE PIRAMBU 4

Algumas autoridades compareceram as celebrações e tiveram seus nomes citados, entre eles, os ex-prefeitos Marcos Cruz (atual vice-prefeito) e Sílvia Cruz e o secretário municipal de Cultura, Luiz Teles da Silva. A Tribuna da Praia, como tem feito todos os anos, esteve presente desde a concentração, seguindo a caminhada profética, permanecendo até a celebração da palavra na Praça da Bíblia, onde várias atrações musicais ligadas as igrejas do Evangelho Quadrangular, Cristã Evangélica e Brasil para Cristo se apresentaram, encerrando o Dia da Bíblia 2009. Instituições religiosas, apesar de não terem seus nomes citados, estiveram representadas no evento, como a União das Igrejas Evangélicas do Município de Pirambu (UIEMP) e a União de Jovens Evangélicos de Pirambu (UJEP). Estranhamente algumas igrejas evangélicas não tem comparecido, embora de forma individual identificamos alguns de seus freqüentadores, a exemplo da Assembléia de Deus, Adventistas do 7º Dia e, provavelmente a Universal do Reino de Deus. São situações, justificáveis ou não, que só cabem a seus líderes ou representantes em nossa cidade.

:: DIA DA BÍBLIA LEVOU POVO DE DEUS AS RUAS DE PIRAMBU 5

A celebração do Dia da Bíblia “é a mais representativa data para a comunidade evangélica de Pirambu e já faz parte do calendário cultural do município”, descreve o pastor Geraldo Ferreira, coordenador desta edição do evento. A participação das igrejas que ainda não se integraram seria uma oportunidade para a unidade definitiva dos cristãos evangélicos de nosso município, até porque, além dos evangélicos, dezenas de católicos, pessoas que ainda não se definiram por uma religião, curiosos, participaram da celebração.

:: A SIMPATIA DO PADRE NATALE BRAMBILLA 1

Empossado há menos de dois meses na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, o padre Natale Brambilla tem se caracterizado pela forma como se relaciona com os fiéis, sempre com seu humor irradiando como o brilho do Sol e uma humildade que lhe credencia como um fiel servo de Jesus Cristo. Pirambu, por excelência tem dado sorte com padres cuja empatia com seu público marcaram suas passagens pela comunidade, deixando lembranças em nossas almas e corações. Inevitável dizer que o padre Natale vai ocupando seu espaço e os ecos deste seu perfil vem da sede do município e dos povoados. “Ele se relaciona com a gente como se fosse um de nós”, disse a senhora Maria dos Santos, do ovoado Aguilhadas. “Em pouco tempo ele já se dirige a nós como se nos conhecesse a muito tempo, sempre brincalhão, mas conservando a sua condição de um líder”, sussurrou uma veranista que não conseguimos identificar seu nome.

:: A SIMPATIA DO PADRE NATALE BRAMBILLA 1

Empossado em uma solenidade que vai ser difícil apagar das nossas memórias (apesar das fotos terem sido deletadas ao formatar nosso computador), o padre Natale já havia se integrado a nossa comunidade ao instituir uma representação do PIME no primeiro semestre deste ano. A transição com o pároco Jideilton Lima se deu de forma bastante transparente e numa simbiose de quem dará continuidade e ampliará a ação paroquial do antecessor. Apesar de não termos sido apresentados um ao outro, é como se o conhecêssemos há muito tempo, testemunhando seus passos em Pirambu e ‘futucando’ sua página na internet: http://www.padrenatale.net

:: PIRAMBU REPROVA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE ZÉ NILTON 1

As atuais gestões da educação e saúde em Pirambu conseguiram nestes últimos cinco anos bater todos os recordes. As pastas comandadas pela professora aposentada Maria de Lourdes Cardoso Gouveia (Educação) e pelo médico Marden José de Andrade conseguem, juntas, contabilizar os piores resultados da administração do prefeito José Nilton de Souza. Os números são apontados através de uma pesquisa discreta, despretensiosa e inocente efetuada pela Tribuna da Praia no período de 02 a 16 de dezembro de 2009 nos seguintes bairros: Bela Vista, Centro, Lourival Bomfim e Reinaldo Moura e nos seguintes povoados: Aguilhadas, Alagamar, Lagoa Redonda e Maribondo. Em cada bairro de Pirambu foram ouvidas 15 pessoas, totalizando 60 enquanto em cada povoado foram ouvidas 10, perfazendo 40, o que contabilizamos um número fechado de 100 pessoas, que nos garantem uma amostragem a ser consideradas.

:: PIRAMBU REPROVA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE ZÉ NILTON 2

Tabulados os dados a nós apresentados, os resultados representaram uma reprovação a política de saúde do prefeito José Nilton/Marden José de Andrade. 53% dos entrevistados responderam PÉSSIMO, 24% optaram por uma resposta na margem de RUIM, 19% afirmaram ser REGULAR, 03 avaliaram como BOM e apenas 1% tem como ÓTIMA a política de Saúde da atual administração. Considerados os índices considerados para aprovação (ÓTIMO, BOM e REGULAR), a política de saúde obteve 23%. Já considerados os índices aferidos para Ruim e Péssimo, dão conta de uma reprovação de 77% dos entrevistados.

:: PIRAMBU REPROVA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE ZÉ NILTON 3

Da mesma forma os números reprovam a política de Educação do prefeito José Nilton/Lourdes Cardoso Gouveia. 58% dos entrevistados responderam PÉSSIMO, 25% optaram por uma resposta na margem de RUIM, 14% afirmaram ser REGULAR, 2% avaliaram como BOM e apenas 1% tem como ÓTIMA a política de Educação da atual administração. Considerados os índices considerados para aprovação (ÓTIMO, BOM e REGULAR), a política de Educação obteve 17%. Já considerados os índices aferidos para Ruim e Péssimo, dão conta de uma reprovação de 83% dos entrevistados.

:: 38 ANOS DA ESCOLA JUAREZ LOPES CRUZ, EM SANTA ISABEL 1

Localizada no povoado Santa Izabel (também conhecido por Lagoa Grande), distante 28 quilômetros da sede do município, Pirambu, a Escola Municipal Juarez Lopes Cruz, completou no dia 03 de janeiro, 38 anos de História. O decreto de criação da escola data de 1972, quando era prefeito de Pirambu o senhor Juarez Lopes Cruz (1971/1973) e sua primeira localização se deu no povoado Alagamar, cujo nome fora transferida para a nova escola construída neste povoado de Santa Isabel na década de 80, na gestão do prefeito Marcos Lopes Cruz (1983/88).

:: 38 ANOS DA ESCOLA JUAREZ LOPES CRUZ, EM SANTA ISABEL 2

Cortado pela estrada que liga o município de Pirambu a Pacatuba, nos limites entre ambos, a menos de dois quilômetros da Estação Coletora de Robalo (Petrobrás), o povoado é conhecido pela presença da Lagoa de Santa Isabel (ou Lagoa Grande), que dá nome a comunidade e lhe credencia com forte vocação para o turismo. Dalí, várias professoras destacaram-se, pela vontade de crescimento profissional e acadêmico, tendo como exemplo Maria Hortência e Maria Cristina Santos, graduadas em Pedagogia (Faculdade São Luís) e Matemática (FFPP/Fundação Raimundo Marinho). O povoado chegou a eleger um vereador, Juca Nascimento, no ano 2000, não repetindo o feito nas eleições seguintes.

:: OUTRAS ESCOLAS

Outra escola que também celebrou idade nova, desta vez no dia 05 de janeiro, foi a Ester Ribeiro Dantas, localizada no povoado Lagoa Redonda, que completou 35 anos de existência. Na mesma data, a Odete Pereira de Santana, em Maribondo, comemorou 30 anos de muitas histórias. Ainda este mês, mais duas escolas estarão de idade nova. São as escolas João Francisco da Silva, do povoado Aningas, que comemorou 34 anos em 08 de janeiro e Júlia Cruz Daltro, de Baixa Grande, que comemorou 36 anos em 09 de janeiro. Na mesma data, a escola XV de Novembro, do povoado Alagamar, celebrou seu 37 aniversário. O uso dos termos comemorar, celebrar é uma forma de se expressar, pois este portal não tem informação de qualquer movimentação neste sentido. Mas arriscamos a propor que quando da realização do X Seminário de Educação, no mês de fevereiro, a secretaria municipal de Educação, faça uma justa homenagem a estas escolas, além da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, que comemorou festivamente em 17 de Novembro de 2009, três décadas de existência.

:: ARRECADAÇÃO 2009 EM PIRAMBU FOI A MENOR DESDE 2004

Lançado oficialmente em 26/11/2004, o Portal da Transparência (http://www.portaldatransparencia.gov.br), é um canal via internet disponibilizado pela Procuradoria Geral da República da Presidência da República. Através dele, é pemitido aos interessados obter informações sobre as receitas repassadas pelo Governo Federal, individualizadas por estados e municípios. As consultas podem ser realizadas por áreas (saúde, transporte, educação, etc.) e também por ações (Funde de Participação dos Municípios/Fundo de Participação dos Estados, royalties e outras), inclusive com relação a valores repassados no último mês, com possibilidade de geração de gráficos, permitindo melhor visualização dos dados. Fazendo uma consulta sobre o comportamento dos repasses do Governo Federal nos anos de 2004 a 2009, observamos o comportamento dos recursos, que oscilaram entre 15, 19, 19, 10, 10, 10 e 8 milhões. Foi justamente a atual gestão que teve o desprazer de administrar o município com a menor quantidade de recursos conforme dados do Portal da Transparência, detalhado abaixo:

2009 - Zé Nilton 8.314.309,54
2008 - Moacir/Antônio 10.172.912,89
2007 - Juarez/Moacir 10.895.856,23
2006 - Juarez 19.781.752,65
2005 - Juarez 19.117.729,04
2004 - André 15.630.615,32

No Portal do Banco do Brasil (www.bb.com.br) é possível encontrar os recursos repassados ao município de Pirambu nos anos anteriores ao 2004. Faça isso, fique de olho nos recursos repassados para o funcionário número um do município, o prefeito José Nilton de Souza, que deve “zelar por cada um centavo do povo de Pirambu”, conforme ele mesmo assegurou dias antes da sua posse em 27 de dezembro de 2008. Com relação aos repasses do Governo Federal em 2009, Pirambu teve uma boa evolução, saindo de R$ 884.918,25 em Janeiro para R$ 1.183.977,64, um aumento considerável. Confira a arrecadação, transferências de recursos federais para Pirambu em 2009

2009 - Dezembro 1.183.977,64
2009 - Novembro 864.128,59
2009 - Outubro 861.724,45
2009 - Setembro 701.556,39
2009 - Agosto 756.326,93
2009 - Julho 687.277,86
2009 - Junho 797.015,09
2009 - Maio 968.202,88
2009 - Abril 1.348.693,98
2009 - Março 682.809,30
2009 - Fevereiro 795.775,98
2009 - Janeiro 884.918,25

Aí não estão incluídos os débitos do exercício, recursos (os chamados recursos seqüestrados, muitas vezes engessando a administração). Exemplo: dos R$ 1.348.693,98 repassados em abril, R$ 905.033,87, foram retidos como débitos dos benefícios. Enviado pelo prefeito José Nilton a Câmara Municipal, o Orçamento Financeiro para o Exercício 2010 estima em R$ 18 milhões o total de receitas. O Orçamento é uma pela decorativa, mas se não estimar, acaba engessando a administração caso o comportamento da receita venha a superar o montante estimado.

:: DER SINALIZA REDUTORES DE VELOCIDADE

Depois de alertados por parlamentares, condutores e moradores daquelas comunidades, o DER sinalizou com colocação de pinturas intercaladas de tons de amarelo os redutores de velocidade, localizados nos povoados Aguilhadas (Pirambu) e São José (Japaratuba). A falta desta sinalização, que era reduzida a colocação de placas já paralela aos quebra-molas, provocavam freadas bruscas, já sobre as lombadas, provocando riscos eminentes de colisões, capotamentos e a atropelamentos. Feitos para evitar acidentes, muito comuns e com vítimas fatais no povoado São José, as lombadas estavam sendo verdadeiros incômodos nas vidas dos condutores que transitam diariamente e, principalmente, para aqueles que transitam periodicamente.

:: MARGARIDA FOI A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 1

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, no início dos anos 80, a professora Margarida Pereira Mendonça não parou por aí e em seguida buscou a Pós-Graduação, sempre dentro da mesma área de formação. Professora aposentada da rede estadual de ensino, ela é casada com o advogado Carlos Alberto Mendonça e mão de Alexandre, Anderson, Allysson e Arthur Mendonça. Graças aos seus qualificativos ela foi ‘intimada’ a coordenar o Projeto SOMEM (Sistema Organizacional do Ensino Médio) em Pirambu, que funcionou até o ano de 1989 na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, uma parceria estabelecida entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal para implantar o Ensino Médio em nosso município, como ocorria em outras cidades, a exemplo de Capela, General Maynard, Japaratuba e outras tantas. Do SOMEM Margarida Mendonça evoluiu para outras funções públicas em Pirambu, sempre com altos índices de avaliações. Nunca apegada a cargos, mas com sensibilidade que lhe é peculiar, foi alçada a condição de secretária municipal de Educação, em dois momentos, sem que fosse registrado um só caso de perseguição, retaliações ou trato diferenciado entre aliados e adversários. Desse particular posso atestar, uma vez que estava na oposição a administração da qual a professora fazia parte e dela sempre tive o tratamento digno de quem na condição de profissional do ensino público municipal de ensino desde 1988, merece do poder público.

:: MARGARIDA FOI A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 2

Foi com este espólio que Margarida Pereira Mendonça (1999/2000) constou da lista na pesquisa realizada no período de 02 a 19 de dezembro de 2009 com titulares da pasta da Educação nas gestões públicas desde 1997, que inclui: André Moura, Juarez Batista, Moacir Santana, Antônio Santana e José Nilton, sendo escolhida a melhor secretária, superando aqueles (as) que por lá passaram neste período, a saber: ARIOSVALDO MENEZES LEITE (1997/1998), GENILZA FERREIRA LISBOA ALEXANDRE (2000), NATANIEL DOS SANTOS (2001/2002), MARTHA MARIA DO NASCIMENTO RODRIGUES SANTOS (2002/2007), ANTÔNIO LUIZ DOS SANTOS (2007/2008), SÔNIA MARIA SANTOS (2008) E MARIA DE LOURDES CARDOSO GOUVEIA (2009...). A pesquisa teve caráter estimulado, e os entrevistados respondiam a seguinte pergunta: “DOS NOMES ABAIXO, QUAL DELES (AS) FOI O (A) MELHOR SECRETÁRIO (A) DE EDUCAÇÃO DE PIRAMBU DESDE 1997?” Pelos dados levantados e que seguem tabulados e ilustrados nesta matéria, Margarida Pereira Mendonça obteve no universo pesquisado (100), distribuídos nos bairros BELA VISTA, CENTRO, LOURIVAL BOMFIM e REINALDO MOURA (com 15 pesquisados cada) e nos povoados AGUILHADAS, ALAGAMAR, LAGOA REDONDA e MARIBONDO (com 10 pesquisados cada), uma avaliação de 31%, seguido pela professora Martha Maria com 23, depois por Genilza Lisboa com 13%, Ariosvaldo Leite 06%, Sônia Santos 4% e Nataniel dos Santos 2%. Outros 21% não opinaram ou não souberam responder. A atual secretária de educação, professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, não foi citada.

:: MARGARIDA FOI A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 3

A professora Margarida Mendonça foi citada 05 pessoas no Centro da Cidade, por 04 pessoas nos bairros Bela Vista, Lourival Bonfim, Conjunto Reinaldo Moura e nos povoados Alagamar e Lagoa Redonda, por 03 pessoas em Aguilhadas e Maribondo, totalizando 31 citações (31%). A professora Martha Rodrigues foi citada por 05 pessoas no Lourival Bomfim, por 04 no Centro e no Conjunto Reinaldo Moura, por 03 no Bela Vista e 02 em Lagoa Redonda e Maribondo, totalizando 23 pessoas (23%). A professora Genilza Ferreira Lisboa Alexandre foi citada por 02 pessoas no Bela Vista, no Centro, no Reinaldo Moura, no Alagamar e 02 em Lagoa Redonda, totalizando 13 pessoas (13%). O professor Ariosvaldo Menezes Leite foi citado por 02 pessoas no Reinaldo Moura e Maribondo e por 01 pessoa no Lourival Bomfim e no Alagamar, totalizando 06 pessoas (06%). A professora Sônia Santos foi citada por 01 pessoa no Centro, no Lourival Bomfim, no Reinaldo Moura e no Maribondo, totalizando 04 pessoas (04%). O professor Nataniel dos Santos foi citado por 01 pessoa em Aguilhadas e Alagamar, totalizando 02 pessoas (02%). Os que não souberam ou não quiseram responder foram 06 do Bela Vista, 03 do Centro, do Lourival Bomfim, de Aguilhadas, 02 de Reinaldo Moura e de Lagoa Redonda, 01 em Alagamar e Maribondo.

:: MARGARIDA FOI A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 4

A não citação da professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, atual secretária municipal de Educação, deu-se, possivelmente, pela forma arrogante, prepotente, perseguidora e da promoção das disparidades e distorções que testemunhamos ao longo do ano 2009 e as disponibilizamos neste espaço. Acreditamos que se a secretária se pusesse numa condição de humildade, ouvisse e encaminhasse os anseios dos vários atores sociais, possivelmente teria uma melhor avaliação. Acreditamos que agora é um pouco tarde para votar atrás, e não foi por falta de aviso deste portal nem das ruas. Os apelos ao prefeito, tanto de aliados, destes seguimentos para rever a sua indicação e as ações ali levadas adiante são insofismáveis, mas o prefeito, assim como a secretária, parecem irredutíveis e pouco sintonizado com os ecos que vem da sociedade. Resultado: terá que administrar o caos.

:: MARGARIDA FOI A MELHOR SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 5

Quando se discutiu a montagem do time que integraria o secretariado da administração do prefeito José Nilton de Souza (PMDB), ventilou-se o nome da professora Margarida Mendonça como a pessoa que cairia como uma luva na pasta da Educação, mas nos critérios estabelecidos pelo prefeito, o PMDB, seu partido, já havia sido contemplado no secretariado com o advogado Carlos Alberto Mendonça, atual secretário da Administração, devendo preencher as demais pastas com os partidos aliados, entre os quais o PSB, que ocuparia a Saúde. Logo, a Educação, uma pasta desta dimensão, deveria ser ocupada pelas demais forças políticas. Além do que, a possível nomeação da professora Margarida Mendonça estaria prejudicada, pois era esposa do advogado Carlos Alberto Mendonça. Esta concepção já não faz parte do atual perfil dos atuais secretários, cuja nomeação caberia a um sentimento popular, do grupo político ou a necessidade de repor peças defasadas, como já fora efetuado na secretaria municipal de Obras e Urbanismo e deverá estar sendo feito em breve em algumas secretarias.

:: MUNICÍPIOS SERGIPANOS 1: AMPARO DO SÃO FRANCISCO

Em 1855, João da Cruz Freire, recebendo da mãe, em dinheiro, o que lhe cabia por herança de seu pai, adquiriu parte da fazenda Campinhos, próximo a Japoatã, e construiu a primeira casa. Após oito anos, casou-se com D. Francisca Senhorinha, de uma família portuguesa que emigrou para as vizinhanças e cujos descendentes, em grande parte, ainda habita o Município de Amparo do São Francisco. No dia do casamento, denominou sua propriedade “Amparo”, acrescentando que fizera, com a graça de Deus, daquelas terras o seu "amparo". No mesmo dia, João da Cruz Freire foi agraciado com a patente de Capitão da Guarda Nacional. Construiu uma Igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Amparo e fez doação de terras necessárias à constituição do encapelado. Nasceu, assim, a povoação de Amparo, nas terras de Propriá. Em 1937, Amparo passa a fazer parte do Município de Canhoba, criado por Decreto-Lei estadual nº 17, de 23 de Dezembro daquele ano, durante 10 anos, voltando à jurisdição de Propriá em virtude do estabelecido no artigo 9º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, promulgado pela Assembléia Constituinte de Sergipe em 6 de Julho de 1947. Com a Lei nº 525-A, de 25 de Novembro de 1953, o Povoado recebeu a categoria de Cidade e sede do Município, com nome Amparo do São Francisco, desmembrado de Propriá. Pela Lei nº 554, de 6 de Fevereiro de 1954, Amparo do São Francisco se compõe de um único Distrito, o da sede municipal, e é termo judiciário. A 6 de Fevereiro de 1955 o Município é instalado pelo Juiz de Direito da Comarca de Propriá.

Localização

Latitude 10º 07' 45'' Longitude 36º 54' 55'’
Distante 88 Km, em linha reta da capital
Altitude de 51 m acima do nível do mar.

: TORPEDOS


15/01 – PR: Detentos mantém há 11 horas rebelião em presídio: 3 mortos. ONU: Destruição atinge 50% das construções em áreas do Haiti.
14/01 – PR: Pastor é preso acusado de tentar vender madeira ilegal a agente do IBAMA. ARG: Juiz suspende embargos a conta do BC.
14/01 – FRA quer conferência com BRA, EU, EUA e CAN para discutir situação do Haiti. PA: Presas 3 pessoas por fraudar o Bolsa Família.
14/01 – DF: Auditoria sobre vazamento de prova do ENEM não aponta culpados. Cruz Vermelha Intern.: Haiti pode ter mais de 50 mil mortos.
14/01 – HON: Congresso dá cargo de dep. vitalício a pres. Interino Micheletti. SP: Presa mãe acusada de jogar filho contra parede 3ª.

:: MURAL DE RECADOS:

“Parabéns Amaral Lemos!Parabéns aos estudantes, ex-estudantes, professores e ex-professores que deram sua contribuição. Que o seu exemplo seja seguido pela prefeitura municipal, que diferente do Amaral, que tem uma comandante, na SEMED tem alguém à frente que não inspira nem contagia absolutamente NINGUÉM que faz a combalida educação em Pirambu.” (Carlos Antônio)

:: CARTA DO (A) LEITOR: POSSE DOS MEMBROS DO CBHJ

Aos membros eleitos do CBHJ-Gestão 2009-2011

A Diretoria e a Comissão Eleitoral do CBHJ convidam a todos os membros Titulares e Suplentes para tomarem posse em 20 de janeiro de 2010 conforme convocação, em anexo.

Ainda solicitamos aos membros que repassem essa informação para os representantes que não constam na lista de e-mails, pois não conseguimos contato para avisá-los.

Agradecemos a colaboração e contamos com a presença de todos os representantes Titulares e Suplentes.

Atenciosamente,

A Diretoria:

Presidente Claudomir Tavares da Silva
Secretário Geral: Josemir Menezes Ribeiro
Secretário Executivo: Benedito Silvestre

A Comissão Eleitoral:

Lucival Viiera de Moura - Presidente
Luiz Carlos Sousa Silva -DESO
Ângela Maria do Nascimento Lima - OSCATMA/BC

:: 3415 ACESSOS EM OUTUBRO DE 2004

A Tribuna da Praia foi acessada por 3.415 internautas no mês de outubro de 2004, seis meses depois de colocá-la no ar, uma média de 110,16/dia, contra os 78,3/dia do mês anterior. Somados os 6.751 de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, atingimos um total de 10.166. Atualmente a nossa freqüência diária é de 3741 acessos/dia, dados atualizados após a informação da mensal de outubro, novembro e dezembro de 2009. Nas próximas edições, informaremos a freqüência nos meses seguintes.

:: FRASE DO DIA:

“Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões”. (Isaac Asimov)

:: Anteriores:

16/01/2010 – 150 anos da visita de D. Pedro II a Pirambu e ao Canal do Pomonga
23/12/2009 – PT não tem moral para punir Vado de Gago
03/12/2009 – Projetos polêmicos dominam os debates na Câmara de Pirambu
19/11/2009 – Eleições definem futuro do PT em Pirambu no próximo domingo
15/11/2009 – Toinho de Jurandi eleito presidente do Ilariô de Pirambu
14/11/2009 – Eleitos os novos membros do Comitê do Rio Japaratuba
11/11/2009 – Professores aceitam reduzir Regência de Classe de 40 para 16%
10/11/2009 – Santa Cruz sagra-se Campeão Amador de Futebol em Pirambu
02/11/2009 – Rogério Carvalho? Nem com reza braba!
27/10/2009 – 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Baixo São Francisco
23/10/2009 – Professores de Pirambu entram em greve por tempo indeterminado
19/10/2009 – Paulo Britto pode renunciar e Zé Américo assumir prefeitura de Propriá
16/10/2009 – Príncipe Imperial do Brasil visita cidade de Propriá neste sábado
11/10/2009 – Vereador Aelson Santos preocupado com falta de apoio as ações da UNIT
09/10/2009 – Papagaio come milho, periquito leva a fama
05/10/2009 – Carlos Amaral renuncia supersecretaria
02/10/2009 – Juci Santana – eficiência, competência e dinamismo a frente da SEFIN ...
__________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de História, Sociedade e Cultura da Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu), de História, Filosofia, Sociologia e Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá). Licenciado em História pela UFS, com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído / Cursando Especialização) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba), presidente municipal e secretário estadual de Assuntos Parlamentares do Partido Verde e Diretor-Fundador do Jornal Tribuna da Praia (Impresso desde 1983 e Online desde 2004). Mantém site, blog, twitter, perfil e comunidade no Orkut.

PSIU: A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS