14 de jan. de 2010

Pe JIDEILTON: Sintonizado com sua comunidade

Ex-pároco de Pirambu foi escolhido o destaque religioso em 2009
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

"Se eu dou comida a um pobre,
me chamam de santo,
mas se eu pergunto por que ele é pobre,
me chamam de comunista."
(Dom Helder Câmara)


Nos últimos dois dias demos uma pausa na divulgação da lista dos 10 Melhores do ano 2009, depois de divulgar aqueles escolhidos como os que mais se destacaram nos campos políticos (vereador Toinho de Jurandir), Cultural (bióloga Dayse Rocha) e Cidadania (promotor Nilzir Soares). O motivo deu-se em função de uma consulta que estamos fazendo a nossa equipe para divulgar o destaque na área Meio Ambiente, pois, seguindo uma orientação inicial, a indicação deve incidir sob o segundo colocado, uma vez que o primeiro colocado com 50% dos nossos leitores está vinculado a este portal e ao nosso site. Com relação ao destaque na área Esportiva, tivemos que reabrir a votação, uma vez que os nomes citados na primeira consulta (31/12/09 a 04/01/10) tiveram o mesmo percentual de votos.

Assim, retomamos no dia de hoje com o escolhido no seguimento RELIGIOSO. A escolha foi uma espécie de homenagem e reconhecimento aquela que em 2008 e 2009 destacou-se, consoante ressonância de todos os movimentos, correntes e seguimentos, como o mais popular padre ao longo dos 97 anos da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. O padre Jideilton Lima, que chegou discretamente em Pirambu, conquistou o carinho da comunidade e efetivou-se como pároco desta comunidade. Ao longo de dois anos, ele esteve presente nas lutas sociais, nos debates ligados a cultura, política, meio ambiente, sendo de fato, um verdadeiro pastor, resguardando-se as devidas e necessárias proporções, seguindo os caminhos trilhados por Jesus Cristo, que esteve onde os cristãos estavam.

Respeitado por todos os demais líderes religiosos, com os quais estabeleceu uma excelente relação de convivência, sem nunca ter renunciado a sua condição de pastor da Igreja Católica, da qual incorporava não só a condição de pregador, de líder religioso, mas também de estar ao lado dos católicos onde eles estivessem. Foi esta condição, esta sua opção, que despertou uma certa irritação nos seguimentos conservadores, tanto dos que fazem a Igreja como de parte, ainda que insignificante, de nossa sociedade. Não sei se proposital ou de forma involuntária, Padre Jideilton Lima é o guardião do espólio dos grandes exemplos e referências da Igreja Católica do Brasil, como Dom Elder Câmara (1931/1999), arcebispo emérito de Olinda/Recife, Dom Távora (1910/2008), bispo e depois primeiro arcebispo de Aracaju, Dom José Brandão de Castro (1919/1999), primeiro bispo diocesano de Propriá. Padre Jideilton Lima (o padre da Cidadania), possivelmente, ao lado do padre Isaías Carlos Nascimento (o padre do Rio São Francisco), pároco de Brejo Grande, as maiores referências dentro da Diocese de Propriá, entre aqueles padres mais sintonizados com as questões sociais, incluindo aí o meio ambiente, a cultura, aos movimentos sociais e de direitos humanos.

O Padre Jideilton Lima foi escolhido pelos leitores da Tribuna da Praia, numa relação que inclui aqueles cuja legitimidade está a frente de instituições, movimentos, organizações, seguimentos, todos de representatividade e legitimidade inquestionável, como destaque do ano 2009 no seguimento RELIGIOSO obtendo 50% dos votos, a frente de personalidades e instituições (material e imaterial), todas elas de credibilidade inabalada e que, assim como o padre, estariam bem escolhidas, para este campo de relevância sócio-cultural em nosso município. O pastor Geraldo Ferreira, o Terço dos Homens (Pirambu/Aguilhadas) e a Igreja do Evangelho Quadrangular obtiveram cada, 12,5%. O número de abstenção neste item também foi de 12,5%.

A votação obtida pelo pastor Geraldo Ferreira e a Igreja do Evangelho Quadrangular, totalizando 25%, mostram o crescimento e inserção social desta instituição e deste admirável líder religioso, que está a frente do seu tempo, levando a prática uma forma evangelizadora que tem levado dezenas de jovens a sua igreja e de lá permanecendo, multiplicando-se.

As homenagens aos 10 Melhores de 2009, está marcada para o dia 10 de fevereiro de 2010, em local e horário a ser combinado, e divulgado neste espaço. Amanhã prosseguiremos com a divulgação do escolhido como o mais destacado no seguimento EMPRESARIAL (Comercial, Industrial).

Anteriores:

07/01/2010 – CIDADANIA: Nilzir soares é o Destaque em 2009
06/01/2010 – DAYSE ROCHA é o nome da Cultura em Pirambu
05/01/2010 – TOINHO DE JURANDIR é o Político do Ano em Pirambu
29/12/2009 – Eleitos os ‘MELHORES DO ANO 2009’ em Pirambu

:: DICA DO DIA: Visite o Site Oficial do professor Claudomir Tavares.
Acesse: http://www.claudomir.com.br/

Fonte: TRIBUNA DA PRAIA - Em: 10/01/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS