1 de jan. de 2010

Procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Maribondo

Evento acontece nas águas do Rio Japaratuba e abre calendário religioso 2010
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


A comunidade católica do povoado Maribondo, distante 15 km da sede do município de Pirambu, celebra logo mais a partir das 15 horas, festa em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes. A organização está sob a responsabilidade dos administradores da Igreja de São João Batista Batista (santo que denominava o povoado até o século XIX), que tem entre os seus integrantes, o senhor José Almeida Neto. Segundo ele, a procissão sairá às 15 horas da Igreja no centro do povoado, seguido pelo ‘buraco da procissão’, onde às 15:30 horas fiéis daquela comunidade e convidados acompanham a imagem do santo em procissão fluvial pelo leito do Rio Japaratuba, entre os municípios de Pirambu, Carmópolis e Santo Amaro das Brotas.

A procissão do Bom Jesus dos Navegantes é uma das mais tradicionais manifestações de fé e religiosidade popular daquele povoado. Esta festa, cujo mês de janeiro acontece em vários municípios sergipanos, entre os quais Aracaju, Laranjeiras, povoado Canal de São Sebastião (Barra dos Coqueiros), Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Propriá e demais cidades as margens do São Francisco e outros rios sergipanos, tem sua representação bastante forte em nosso município, e na cidade de Pirambu ela tem data e horário para acontecer amanhã, 02, a partir das 15 horas, seguindo o cortejo também pelo leito do rio Japaratuba, entre os municípios de Pirambu, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas. Em seguida, os fiéis acompanham a procissão por terra, encerrando a festa em frente a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Calendário Religioso – A Festa do Bom Jesus dos Navegantes em Pirambu marca o início do Calendário Religioso, que ainda inclui a Festa de São Sebastião (Alagamar), Nossa Senhora de Lourdes (Pirambu), Santa Rita de Cássia (Bebedouro), Santa Izabel da Hungria (Aningas), Santa Izabel de Zacarias (Santa Izabel), Santo Antônio (Lagoa Redonda e Baixa Grande), Nossa Senhora Rainha da Paz (Água Boa) e Nossa Senhora da Conceição (Aguilhadas).

Anteriores:

22/12/2009 – Pirambu e Maribondo fazem Festa para Bom Jesus dos Navegantes

Fonte: TRIBUNA DA PRAIA - Em: 01/01/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS